Aliados se preocupam com agressividade de Bolsonaro após operação da PF

Foto: Aílton de Freitas
Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) estavam animados com a participação do chefe do Executivo no Jornal Nacional nesta segunda-feira (22). Segundo a Folha de S. Paulo, porém, eles se frustraram após a operação da Polícia Federal contra empresários bolsonaristas, ocorrida na manhã seguinte à entrevista.
Dirigentes dos partidos que apoiam Bolsonaro avaliavam que a finalidade de sua sabatina no noticiário da TV Globo era criar uma imagem menos agressiva do presidente, fomentando seu avanço eleitoral de centro. Mesmo com momentos de tensão, a percepção foi de que Bolsonaro conseguiu manter o controle.
No entanto, depois da ação da PF, esses mesmos dirigentes avaliam que será difícil conter a ira de Bolsonaro nos próximos dias.
A Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (23), faz mandados de busca contra oito empresários que, por um grupo de mensagens no WhatsApp, desejavam organizar um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula (PT) vença as eleições presidenciais.
Além das buscas, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes também autorizou que os golpistas sejam ouvidos pela PF.