Apoie o DCM

Alpinista desaparecido há 22 anos é encontrado mumificado em montanha do Peru

Montanha Huascarán, localizada no Peru – Foto: Reprodução

O corpo mumificado de William Stampfl, alpinista americano desaparecido há 22 anos, foi encontrado na montanha Huascarán, a mais alta do Peru, com 6.757 metros de altura. A polícia anunciou a descoberta na segunda-feira (8), destacando que suas vestimentas estavam em bom estado. Stampfl, de origem eslovena, foi sepultado por uma avalanche em junho de 2002.

A descoberta foi possível devido ao derretimento das geleiras causado pelas mudanças climáticas, expondo o corpo ao ar livre. Os socorristas identificaram Stampfl pelo passaporte encontrado entre suas roupas de escalada, arnês e botas, todos bem conservados. O frio extremo do Huascarán, que pode chegar a -19°C durante a noite, ajudou a preservar o corpo desde 2002.

O corpo foi localizado a uma altitude de 5,2 mil metros, próximo ao acampamento base um do Huascarán, em uma área perigosa devido às fendas. Stampfl tinha 59 anos na época do desaparecimento. Em junho, também foi encontrado o corpo de um alpinista italiano na Cordilheira Branca, uma área turística no nordeste do Peru, frequentada por alpinistas de todo o mundo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link