Aluno do Mackenzie que ameaçou matar ‘negraiada’ é indiciado por crime racial

Segundo informações do G1, a Polícia Civil indiciou o estudante de direito Pedro Bellintani Baleotti, de 25 anos, por crime racial após ele aparecer em vídeo indo votar com uma camiseta do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) dizendo: “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer!”.
Segundo a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do DHPP, o estudante vai responder pelas penas incluídas no artigo 20, parágrafo 2., da Lei do Crime Racial 7.716/89: “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, estando sujeito a reclusão de dois a cinco anos e multa”.
No vídeo, o estudante diz que está “indo votar ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco pra ver um vadio vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo, ó, tá vendo essa negraiada (apontando a câmera para uma moto ocupada por duas pessoas), vai morrer, vai morrer, é capitão, c******!”.
Um segundo vídeo recebido pela Decradi também é protagonizado pelo mesmo autor onde ele aparece no interior de um apartamento manuseando uma arma de fogo, dizendo: “Capitão levanta-te, hoje o povo brasileiro precisa de você”.
(…)