Alunos do ITA criam “jogo do caso Epstein” e colegas se revoltam: “Doentes”

Alunos do curso de Engenharia da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) causaram controvérsia após apresentarem um jogo de computador baseado no caso de Jeffrey Epstein. No jogo, intitulado “A Fuga de Sid”, a personagem principal é uma menina de 15 anos sequestrada por seis homens em uma ilha, sendo sua missão fugir ao conseguir acesso a um barco e gasolina.
O projeto foi apresentado em sala de aula, sem interrupção da professora, e com pouca reação da turma, exceto por um comentário sobre a sensibilidade do tema. A proposta do jogo, que usava o caso Epstein como inspiração, gerou revolta em um grupo de WhatsApp entre os alunos. Algumas meninas reprovaram o conteúdo, sendo respondidas com figurinhas de Epstein.
O caso causou desconforto, mas os alunos afirmaram não ter considerado as conexões reais do tema durante a elaboração do jogo, ressaltando que não pensaram nas implicações de usar a figura de Epstein de forma tão irreverente. O ITA, instituição vinculada à Aeronáutica e focada na formação de engenheiros, não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido até o momento.

