Apoie o DCM

Alzheimer: cientistas descobrem composto que ajuda a melhorar memória

Vaso com alecrim fresco em cozinha – Foto: Reprodução

Pesquisadores dos EUA identificaram um composto promissor no alecrim e na sálvia com potencial para tratar o Alzheimer e melhorar a memória. A substância, chamada diAcCA, é uma versão estável do ácido carnósico e demonstrou, em testes com camundongos, a capacidade de aumentar sinapses, reduzir inflamações cerebrais e diminuir proteínas associadas à doença, como beta-amiloide e tau fosforilada.

O estudo foi conduzido pelo Scripps Research e publicado na revista Antioxidants. Segundo os cientistas, o diAcCA age apenas nas áreas do cérebro afetadas pela inflamação, o que diminui os riscos de efeitos colaterais. Além disso, o composto apresentou alta biodisponibilidade, sendo absorvido com mais eficácia pelo organismo em comparação com o ácido carnósico puro.

Considerado seguro pela FDA, o novo composto pode acelerar os testes clínicos em humanos. A expectativa é que o diAcCA seja usado sozinho ou combinado com outros medicamentos para potencializar os efeitos terapêuticos contra o Alzheimer.