Apoie o DCM

Amazonas tem mais mortes em 2021 que a soma dos últimos 7 meses de 2020

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus
Imagem: Foto:Michael Dantas/AFP

De Carlos Madeiro no UOL.

O número de mortes por causa da covid-19 no Amazonas nos primeiros 30 dias de janeiro já supera o total de óbitos da doença contabilizados nos últimos sete meses de 2020.

Segundo registros de óbitos oficiais feitos pelos cartórios, entre junho e dezembro de 2020, o estado contabilizou 1.586 mortes por covid-19. Somente nos primeiros 30 dias deste ano, esse número já chegou a 1.592 óbitos.

Os números dos cartórios de 2021, porém, ainda são parciais porque os registros levam até 15 dias para serem incluídos no Portal da Transparência da Arpen Brasil (Associação de Registradores de Pessoas Naturais).

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde, que são coletados diariamente pelo consórcio de imprensa que o UOL faz parte, também apontam para um crescente número de óbitos registrados este ano.

Somente ontem foram contabilizadas mais 225 novas mortes no estado —um recorde—, o que fez o total subir para 8.018 mortes pela doença desde o início da pandemia. A maioria, ressalte-se, são de mortes ocorridas em dias anteriores e não se referem a óbitos nas últimas 24 horas.

Ainda de acordo com dados da secretaria, o pico de mortes ocorreu no dia 14, quando vários hospitais do estado relataram a falta de oxigênio para tratar pacientes, o que resultou em uma série de óbitos nessas unidades. Somente naquele dia foram 137 óbitos de pessoas por covid-19.

(…)