Ameaça de Trump de destruir tesouros culturais do Irã iguala os EUA ao Estado Islâmico

Do Bloomberg:
Poucas coisas podem reunir os iranianos em torno de sua bandeira como uma ameaça para destruir restos venerados de sua herança antiga.
O presidente Donald Trump tuitou no sábado uma ameaça que incluiu locais culturais iranianos em sua lista de 52 alvos de ataque, caso o Teerã retaliasse contra o assassinato do principal comandante militar do Irã, Qassem Soleimani.
A perspectiva de um ataque a locais como as antigas ruínas de Persépolis ou os pórticos imaculadamente azulejados da Naqshe Jahan Square, de 500 anos de Esfahan, provocaram uma reação imediata em todo o Irã, transcendendo as profundas divisões políticas do país.
Destruir monumentos culturais é um crime de guerra, e muitos compararam Trump ao Estado Islâmico e ao Taliban, grupos jihadistas que apagaram séculos de patrimônio cultural em terras que invadiram, destruindo monumentos antigos com escavadeiras e explosivos. A hashtag #IranianCulturalSites foi uma tendência no Twitter até domingo, e as pessoas inundaram as mídias sociais com fotos de seus marcos e monumentos históricos favoritos.
(…)