Americanas é alvo de protesto de sindicatos e funcionários no Rio

Foto: Reprodução
Na manhã desta sexta-feira (3), um conjunto de membros de, ao menos, 8 sindicatos do comércio diferentes se reuniram e protestaram em frente a uma unidade das lojas Americanas na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. A empresa varejista está vivendo a maior crise de sua história.
Diante a grande multidão e aos gritos de “Americanas sem vergonha”, os sindicalistas levantavam faixas e vários cartazes com fotos do trio de acionistas de referência da companhia, os empresários bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.
Os empresário são donos da gestora de investimentos 3G Capital e possuem um patrimônio avaliado em, aproximadamente, R$ 160 bilhões. Juntos, os bilionários detêm 31% das ações da Americanas e estiveram no controle da empresa por quase 40 anos. O trio negou saber do rombo de R$ 40 bilhões.
Segundo o jornalista Fábio Matos, do Metrópoles, em um dos cartazes, ao lado de uma foto em que os três empresários estão sorridentes, tem a seguinte mensagem: “bilionários, estão rindo de quê?”.
O protesto está acontecendo antes de uma reunião, marcada para começar às 12h, entre lideranças dos sindicatos e membros da diretoria da Americanas. Os sindicalistas solicitam informações sobre a situação da empresa, a recuperação judicial aprovada pela Justiça e o futuro dos funcionários.
Segundo o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, o propósito da manifestação é a defesa da manutenção dos empregos e da proteção dos trabalhadores, antes mesmo de uma possível quitação de dívidas da Americanas com seus credores. “Esperamos que todos os direitos sejam respeitados”, disse o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah.