Americanas: MPF pede extradição de Miguel Gutierrez, ex-CEO da varejista

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou na última quarta-feira (10) a extradição de Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas, da Espanha para o Brasil. O pedido foi encaminhado à 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Gutierrez, alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um esquema de fraude de R$ 25 bilhões na varejista, teve um mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira. O executivo foi preso em Madri no final de junho, mas foi liberado um dia depois de entregar seu passaporte às autoridades espanholas.
Caso o juiz acate a solicitação, o governo brasileiro deverá realizar um pedido formal ao governo espanhol para a extradição do executivo. Contudo, é improvável que as autoridades europeias aceitem, pois um acordo assinado em 1988 permite que Brasil e Espanha recusem a extradição de seus próprios cidadãos. Gutierrez, além de brasileiro, possui cidadania espanhola e se mudou para a Espanha logo após o escândalo da Americanas vir à tona.
No documento, o MPF argumenta que, se a extradição for negada, pedirá que o ex-CEO da varejista seja processado e julgado na Espanha.