Americanos aposentados se mudam para o Vietnã por saúde barata e qualidade de vida
Do LA Times:
Quando John Rockhold ganhou um número baixo, nº 12, no alistamento das Forças Armas em 1971, sua adolescência no vale de San Fernando mudou para sempre. Buscando evitar o Exército, ele se alistou na Marinha logo após se formar na Granada Hills High School.
Como oficial menor alistado, ele passou meses operando barcos que deixavam SEALs à noite ao longo de costas vietnamitas longas e úmidas, onde as tropas americanas tentavam impedir o norte comunista de tomar o sul.
Mais de 58.000 militares norte-americanos morreram na guerra e, desde que terminou em 1975, inúmeros veteranos americanos retornaram ao Vietnã, buscando compreensão, perdão ou reconciliação. Agora, alguns estão surgindo por razões mais mundanas: moradias baratas, assistência médica barata e um padrão de vida crescente.
Após sua carreira militar, Rockhold trabalhou como empreiteiro de defesa, operando principalmente na África. Ele voltou ao Vietnã em 1992 para trabalhar em um programa para ajudar refugiados econômicos. Ele se estabeleceu no Vietnã em 1995, no mesmo ano em que os Estados Unidos e o Vietnã normalizaram as relações. Ele se casou com uma vietnamita em 2009.
(…)