Amigo de Lula que dominou a “rota do frango com polenta” morre aos 78 anos

O empresário Laerte Demarchi, de 78 anos e amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), faleceu na noite de domingo (19). Antigo dono do restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo, a família de Laerte não divulgou a causa da morte. O restaurante foi fundado no fim dos anos 1940, fazia parte da famosa “rota do frango com polenta”, e situava-se na mesma avenida da fábrica da Volkswagen.
Lula frequentava o local desde os tempos de liderança sindical na década de 1980. “Laertão”, como era conhecido, era amigo de pescaria e baralho do presidente. O restaurante foi palco de jantares para arrecadação de fundos para campanhas eleitorais do PT e eventos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Durante os primeiros mandatos de Lula, Laerte enviava frango com polenta para o apartamento do presidente quando ele passava os finais de semana em São Bernardo. A amizade de Laerte com Lula e Lewandowski, ministro da Justiça, remonta aos anos 1970. Laerte também era irmão de Walter Demarchi, ex-prefeito de São Bernardo do Campo.