Ana Gligic, famosa virologista sérvia, aprova vacina russa: “Não há razão para duvidar”

Do Sputnik:
Ana Gligic, uma famosa virologista sérvia, diz que a primeira vacina contra o coronavírus do mundo registrada na Rússia é eficaz e segura, e não há razão para duvidar da qualidade de seus testes. Ana Gligic, uma das mais famosas virologistas sérvias e mundiais, diz não duvidar da qualificação e experiência dos biólogos moleculares russos, tendo em conta sua experiência em Moscou e nos EUA, em referência à vacina russa Sputnik V.
A Sputnik V utiliza um vetor do adenovírus humano morto contendo a proteína S dos espinhos do SARS-CoV-2 e cria uma resposta imunológica após ser introduzido no corpo. O adenovírus normalmente causa infecções virais respiratórias agudas.
Segundo disse a especialista em entrevista dada à Sputnik Sérvia, é muito importante que a vacina russa esteja utilizando um adenovírus “morto” como portador, pois uma forma viva poderia levar a complicações após a vacinação.
Considerando que o adenovírus é fraco, ela diz ser importante que, “como portador, o adenovírus ajuda a introduzir no corpo o próprio componente do coronavírus que estimulará a produção de anticorpos”.
(…)