Apoie o DCM

Ana Maria Braga descobre que faltam negros na Globo

Da Veja São Paulo.

De boas intenções, os programas de TV estão cheios. Mas, em muitos casos, o desejo de valorizar discursos de minorias acaba saindo pela culatra ao revelar situações polêmicas – que são rapidamente notadas pelos espectadores nas redes sociais. Foi o que aconteceu no Mais Você desta quarta (23), que abriu com um especial sobre a valorização do cabelo crespo e da cultura black power. Um ‘detalhe’ acabou ruindo o clima positivo do programa.

Ao entrar em cena com uma peruca, Ana Maria Braga fez uma declaração de amor ao tema: “Eu gosto mesmo, acho bonito. Eu não entendo por que algumas meninas e rapazes que têm a possibilidade de ter um cabelo como esse mudam, alisam. O visual não é apenas moda. Representa luta pela igualdade, contra padrões estabelecidos. E é bom ver cada vez mais gente assumindo os cachos. Muitas famosas têm assumido os cabelos crespos de maneira maravilhosa”, disse a apresentadora.

Em seguida, ela deixou um recado para evitar falatório: “Me desculpem os negros. Eu estou com um cabelo que não é meu, mas, como eu disse, eu acho lindo, lindo”, reforçou. O Louro José também chegou vestido a caráter para a ocasião.

Pouco depois, uma matéria mostrou uma esponja que foi criada especialmente para cabelos crespos. O repórter surpreendeu com uma pergunta um tanto, digamos, sem-noção. “Dá pra lavar prato com ela?”, questionou ao cabeleireiro que inventou o produto.

Não foi o momento mais controverso do programa, entretanto. Em seguida, Ana Maria decidiu testar a esponja com a própria equipe. Sem muito sucesso. Ao procurar algum negro na produção, ela acabou se frustrando.

“Eu tô procurando alguém aqui… Acho que vou fazer no careca… Não tem ninguém com cabelo crespo aqui? Por que será? Acho que só o Cacá”, e testou o produto em um câmera com cabelo curto.

A falta de negros na equipe do programa foi notada nas redes sociais e rendeu polêmica. Confira os comentários:

Ana Maria Braga. (Reprodução/Veja SP)