Apoie o DCM

Ancine publica notas de diretores e gera críticas

Logotipo da Ancine

Da Folha Ilustrada

(…)

Ao publicar as notas dos diretores brasileiros de acordo com seu desempenho comercial, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) atraiu uma avalanche de críticas nas redes sociais e em grupos de conversa de cineastas.

A pontuação é um dos critérios para habilitar o recebimento de verbas do edital de fluxo contínuo. O programa de fomento vai distribuir R$ 150 milhões a projetos de longa-metragem com base numa pontuação que inclui quantidade de obras lançadas e êxito comercial tanto de produtoras quanto distribuidoras e de diretores vinculados aos projetos.

O valor se refere a praticamente um quinto de toda o orçamento anual para a atividade audiovisual no Brasil.

(…)

O produtor Paulo Boccato, de “Bróder” e “Copa de Elite”, aponta que, ao divulgar nome e CPF dos cineastas e atribuir a eles notas, a Ancine pode acabar lhes tirando a possibilidade de receber propostas de trabalho.

“Muitos diretores serão escolhidos pelas produtoras não por seu talento ou adequação ao projeto, mas por uma nota dada arbitrariamente que permita abocanhar mais ou menos recursos públicos”, diz.

Outro produtor, que pediu para não ser identificado, disse que a Ancine não tem atendido as reivindicações do setor e que já se estuda recorrer ao Ministério Público.

Conforme antecipado pela Folha, o edital já vem sendo alvo de críticas no meio audiovisual há algumas semanas. O principal temor é que ele permita a concentração desses recursos públicos entre as duas maiores distribuidoras do país –a Paris e a Downtown.

(…)