Antecipação do abono salarial vai injetar R$ 7,33 bi na economia em fevereiro
Do Valor:

O governo vai antecipar o pagamento do abono salarial para trabalhadores nascidos em maio e junho. Com isso, o benefício, que seria liberado para esse público a partir de 17 de março, será liberado a partir da próxima semana, juntamente com o dos nascidos em março e abril. A medida era aguardada para dar um estímulo à economia.
Segundo o Ministério da Economia, os valores disponibilizados ao abono salarial, neste mês de fevereiro de 2021, são da ordem de R$ 7,33 bilhões, e o conjunto de trabalhadores amparados é da ordem de 8,6 milhões, sendo 7,5 milhões pagos pela Caixa Econômica Federal e 1,1 milhão, pelo Banco do Brasil.
A antecipação está sendo possível porque o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) uma resolução que antecipa a data de pagamento do abono salarial. A decisão do Codefat não representa custo fiscal, uma vez que os recursos orçamentários estão previstos no ano de 2021.
Segundo o Ministério da Economia, com a medida, estarão autorizados aos saques do abono salarial – Programa Integração Social (PIS) na Caixa Econômica Federal, além dos trabalhadores com data de nascimento nos meses de março e abril, aqueles com data de nascimento nos meses de maio de junho.
E, no caso do abono salarial – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) operado no Banco do Brasil, além dos trabalhadores com final de inscrição “6” e “7”, aqueles com final de inscrição “8” e “9”. Com a decisão os trabalhadores, cujo pagamento do abono estava previsto para março, estarão autorizados a efetuar o saque a partir de 9 e 11 de fevereiro de 2021
(…)
.x.x.x.
LEIA TAMBÉM: Governo avaliar limitar abono salarial para reformular o Bolsa Família