Anti-fuga? Entenda por que Bolsonaro vai usar tornozeleira eletrônica

Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de mandados da Polícia Federal nesta sexta-feira (18), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A medida impõe restrições ao ex-presidente, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de usar redes sociais e de manter contato com outros investigados, como seu filho Eduardo Bolsonaro.
Segundo a PF, Bolsonaro tem atuado para atrapalhar o julgamento do processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As investigações apontam que ele pode ter cometido crimes como coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataque à soberania nacional. As restrições foram adotadas para impedir novas interferências. Ministros do STF também consideram que há risco real de fuga por parte do ex-presidente.
Agentes da PF cumpriram mandados na casa de Bolsonaro, no Jardim Botânico, e em seu escritório político, na sede do PL, em Brasília. As medidas seguem válidas enquanto durar a investigação no STF.
Alvo da PF, Bolsonaro terá que usar tornozeleira e não poderá acessar redes socias. #EmPonto
➡️ Assista na #GloboNews: https://t.co/yAMjf4cw3V pic.twitter.com/Z0TvScsjDw
— GloboNews (@GloboNews) July 18, 2025