Anvisa aprova vacina contra meningite para bebês de 6 semanas

A Anvisa aprovou, na terça-feira (08), a ampliação da indicação da vacina MenQuadfi para bebês a partir de 6 semanas. O imunizante protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da doença meningocócica invasiva.
A agência baseou a decisão em estudos clínicos que envolveram cerca de 6 mil bebês entre 6 semanas e menos de 12 meses, além de dados de mais de 5 mil crianças que receberam uma dose de reforço após os 12 meses. Os resultados apontaram perfil de segurança compatível com o esperado para vacinas meningocócicas conjugadas, sem novas preocupações relevantes.
A meningite bacteriana pode evoluir rapidamente e tem letalidade em torno de 10%, mesmo com tratamento adequado. Febre alta, dor de cabeça e rigidez na nuca estão entre os sintomas mais conhecidos; em bebês, irritação, vômitos, dificuldade para se alimentar, sonolência excessiva e pouca resposta a estímulos podem indicar o quadro. Diante de suspeita, é necessário buscar atendimento médico imediato.
