Anvisa proíbe cinco canetas emagrecedoras no Brasil; saiba quais

A Anvisa proibiu a fabricação, importação, venda, distribuição, propaganda e uso de cinco medicamentos agonistas de GLP-1 que vêm sendo oferecidos como “canetas emagrecedoras”. A agência afirma que nenhum dos produtos tinha registro sanitário, o que impede a avaliação oficial de qualidade, eficácia e segurança.
A decisão atinge os itens T.G. 5, Lipoless, Lipoless Éticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar. Segundo a Anvisa, a medida foi tomada após identificar propaganda irregular e oferta desses medicamentos, inclusive na internet.
A agência destacou que a venda de produtos sem registro é ilegal e que as ações têm como objetivo impedir o desvio de uso e proteger consumidores. Como não passaram por análise sanitária, não há garantia de que os produtos cumpram o que prometem ou que sejam seguros.
A Anvisa reforçou que existem medicamentos agonistas de GLP-1 regularmente aprovados no Brasil, todos sujeitos à apresentação de receita médica com retenção. Cabe às empresas detentoras dos registros garantir a comercialização adequada, a disponibilidade e o monitoramento de eventuais intercorrências ligadas ao uso.
