Anvisa proíbe manipulação de Ozempic e Wegovy no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (25) uma decisão que proíbe a manipulação dos medicamentos Ozempic e Wegovy no Brasil. Os dois fármacos, usados no tratamento de diabetes e também na perda de peso, pertencem à classe dos análogos de GLP-1.
A medida foi oficializada no Diário Oficial da União e tem como objetivo restringir a importação do princípio ativo semaglutida apenas ao laboratório dinamarquês Novo Nordisk, responsável pelo desenvolvimento dos remédios. Na prática, a decisão impede que farmácias de manipulação ofereçam versões alternativas dos medicamentos.
Isso porque a importação dos ingredientes farmacêuticos ativos só será autorizada quando registrados pela própria Anvisa. Atualmente, não existe semaglutida sintética aprovada no país, apenas a versão biotecnológica da Novo Nordisk.
Segundo a farmacêutica, qualquer produto manipulado seria irregular e não teria garantia de eficácia ou segurança. O órgão regulador reforçou que a manipulação desses compostos envolve alto risco sanitário e complexidade técnica, principalmente em aplicações injetáveis.