Anvisa proíbe venda de marca de azeite e recolhe sal e doce de leite de mercados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação, importação e venda do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras, em decisão publicada nesta semana. Segundo a agência, o produto tem origem desconhecida e indicava como importadora uma empresa que encerrou as atividades em janeiro de 2025, o que motivou a determinação de apreensão por risco à segurança do consumidor.
De acordo com a Anvisa, o azeite vinha sendo anunciado para venda em uma plataforma online, apesar das irregularidades identificadas. A ausência de informações confiáveis sobre procedência e cadeia de importação foi considerada suficiente para caracterizar impacto direto à saúde pública, levando à retirada imediata do produto do mercado.
Além do azeite, a agência determinou o recolhimento de um lote de sal grosso da marca Marfim. No lote de número 901124, foi constatado nível de iodo abaixo do mínimo exigido. O mineral é adicionado ao sal no Brasil desde a década de 1940 para prevenir doenças como o bócio, e a inadequação foi apontada em testes de qualidade.
Outro produto alvo da decisão foi o doce de leite em pedaços da marca São Benedito. A Anvisa identificou falha em teste de qualidade, com quantidade insuficiente de ácido sórbico, conservante usado para impedir a proliferação de microrganismos. Como o item não apresentava identificação de lote, a agência ordenou o recolhimento e a suspensão da venda de todos os doces de leite desse tipo.
