Apoie o DCM

Anvisa recomenda paralisação de cruzeiros por alta de casos de covid

Veja o cruzeiro
Imagem de arquivo do Costa Diadema Costa Cruzeiros/Divulgação

Casos de Covid-19 em embarcações no país fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, recomendasse a suspensão provisória da temporada de cruzeiros na costa brasileira, diz a Veja.

LEIA MAIS:

1 – Prefeito de SP passa a ganhar 46% a mais

2 – Bolsonaristas voltam a ameaçar o STF

3 – Acredite se quiser: Bolsonaro culpa desvios na Petrobras por gasolina alta

Cruzeiros paralisados

Recentemente, dois navios ficaram atracados no Porto de Santos (SP) e em Salvador (BA) devido a surtos da doença em passageiros e tiveram de interromper as atividades.

Autarquia calcula que a disseminação da variante ômicron, que tem o potencial de se espalhar mais rapidamente do que outras cepas, pode se refletir em pressão sobre o sistema de saúde do país em breve.

Fora isso, a Anvisa entende que, embora estados e municípios tenham se preparado para a retomada da temporada de cruzeiros na costa brasileira, o que tem se visto são dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de passageiros infectados pela Covid-19 em seus territórios.

“A manifestação da agência foi pautada no princípio da precaução”, disse a Anvisa, em nota oficial.

Agência ressalta, porém, que a recomendação não afeta, ainda, as operações de navios de cruzeiro.

“Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes”, diz a nota, em relação à necessidade de um consenso entre os ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura para a recomendação entrar em vigor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link