Apoie o DCM

Anvisa retira cinco produtos e amplia lista de itens suspensos; confira

Sede da Anvisa. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a retirada de medicamentos e suplementos do mercado após publicar novas decisões no Diário Oficial da União. As medidas envolvem produtos sem registro, com origem desconhecida ou que apresentaram irregularidades de composição, e incluem proibições e recolhimentos voluntários por parte das fabricantes.

Entre os itens proibidos está o Audioclean, anunciado como suplemento para aliviar “zumbidos” no ouvido. Segundo a Anvisa, houve comprovação de propaganda e comercialização sem registro, notificação ou cadastro, além de inexistirem informações confiáveis sobre o fabricante.

A mesma situação levou à suspensão do Uplife, vendido como cápsula emagrecedora, também sem autorização sanitária e com origem desconhecida. No caso do paracetamol fabricado pela Geolab Indústria Farmacêutica S/A, a empresa iniciou recolhimento voluntário após identificar variação de 1,9% a 2,66% na pesagem da codeína em diferentes apresentações do produto.

A Basecol Mix Indústria e Comércio de Alimentos também recolheu voluntariamente produtos com creatina monoidratada das marcas Creatina Creamy, Crea Cream, Pasta de Creatina e Creme de Creatina, devido a falhas na fórmula. Já o óleo de canabidiol Full spectrum oil 600 mg, da marca Leve CBD, foi proibido por não possuir registro ou autorização da Anvisa.