Anvisa suspende venda de vinagre que você pode ter em casa; saiba qual

A Anvisa determinou a suspensão imediata da venda, distribuição e uso do lote 12M2 do vinagre de maçã da Castelo Alimentos, principal marca do produto no Brasil. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), foi tomada após análise laboratorial identificar excesso de dióxido de enxofre, conservante cujo limite máximo permitido é 200 mg/kg. O produto apresentou 340,65 mg/kg.
A agência também constatou a ausência da declaração do aditivo no rótulo, infringindo normas de rotulagem. “A presença do dióxido de enxofre em alimentos, principalmente se não estiver identificada, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao composto químico”, alertou a Anvisa. O conservante em excesso representa riscos principalmente para alérgicos.
Em nota, a Castelo Alimentos afirmou que “coopera integralmente com os reguladores” e “comunicou prontamente os consumidores”. A empresa acrescentou: “Reforçamos nosso compromisso com a qualidade, segurança e transparência, valores que norteiam nossa atuação ao longo de 120 anos de história”.
Consumidores podem verificar produtos irregulares no site de consultas da Anvisa. A ferramenta permite pesquisar por marca, tipo de produto ou data da publicação. Também é possível consultar o registro de empresas no Ministério da Agricultura para confirmar sua situação cadastral.
