Ao contrário de Bolsonaro e Pazuello, Zé Gotinha usa máscara durante anúncio do plano de vacinação
Do Tempo

A cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 foi realizada, nesta quarta-feira (16), com bastante aglomeração no Palácio do Planalto. Chamou atenção até mesmo que o Zé Gotinha, personagem criado para campanhas de vacinação, estava utilizando máscara. Mas, como de costume, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e outras autoridades dispensaram o uso do acessório.
Como a coluna já mostrou, informalmente já foi normalizada a dispensa total da máscara na sede do governo federal. Quando se chega no Planalto, isso já fica evidente: nem todas as recepcionistas e seguranças utilizam o adereço. A maioria dos ministros segue o mesmo entendimento sobre o item. Isso tem chamado a atenção de alguns visitantes.
O desprezo com o uso do equipamento que ajuda a evitar a proliferação do coronavírus é uma constante do governo Bolsonaro desde o início da pandemia, em março deste ano. O presidente já disse que a eficácia da máscara é “quase nula”. A fala contraria o que diz toda classe médica e científica, com base em estudos. (…)