Apoie o DCM

Ao lado de Lula, Randolfe volta ao PT após 19 anos

Presidente Lula e o senador Randolfe Rodrigues. Foto: reprodução

O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, se filiou nesta quinta-feira (18) ao Partido dos Trabalhadores (PT). A a assinatura de filiação aconteceu em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, com a presença de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, e Janja Lula da Silva, primeira-dama.

A ida de Randolfe ao PT marca seu retorno ao partido após quase 20 anos e finaliza uma série de conversas e convites de lideranças da sigla. Com a filiação do senador, Lula agora tem todos os líderes do Planalto no Congresso pertencentes ao PT: José Guimarães (PT-CE) na Câmara, Jaques Wagner (PT-BA) no Senado, e Randolfe Rodrigues (PT-AP) no Congresso.

Randolfe estava sem partido desde maio de 2023, quando deixou a Rede Sustentabilidade após divergências com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente. O senador, que já havia sinalizado seu retorno ao PT, foi filiado ao partido entre 1999 e 2005, período em que exerceu o mandato de deputado estadual. Ele deixou a legenda durante a crise do escândalo do mensalão e, posteriormente, foi membro do PSOL, pelo qual foi eleito senador em 2010.

Desde 2023, Randolfe é líder do governo Lula no Congresso, responsável por questões orçamentárias e votações de vetos presidenciais. Apesar de críticas de parlamentares da base aliada e da oposição, que acusam quebras de acordo, Randolfe tem sido um articulador chave ao governo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link