Ao TSE, Bolsonaro diz que Lula “desrespeita a cultura indígena”

Em ação enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jair Bolsonaro diz que Lula “desrespeita a cultura indígena”. O chefe do Executivo solicitou a retirada de vídeo de campanha do petista, em que o presidente aparece falando de comer carne humana. A informação é da coluna Painel na Folha de S.Paulo.
Segundo o documento enviado à corte, Bolsonaro demonstrou respeito à cultura indígena, enquanto o ex-presidente espalhou desinformação acerca da população e gerou mais discriminação aos povos.
“Desrespeita-se a cultura indígena, a partir de importante ritual funerário, gravado de forte espiritualidade e significação cultural, para transformá-lo em prática bárbara, não civilizada e verdadeiramente monstruosa (aos olhos da cultura ocidentalizada, frise-se!). Tudo isso, para servir de contexto de agressão ao candidato adversário”, diz a ação.
“Ou seja, o desrespeito vulgar e a degradação à cultura indígena são efeitos colaterais, diminutos, perfeitamente tolerados pelos representados, desde que sirvam ao propósito de agredir o adversário, com toda a sorte de descontextualizações e mentira, dentro de uma estratégia eleitoral verdadeiramente rasteira e repugnante”, prossegue o documento.
Para Bolsonaro, o petista estaria gerando fake news para prejudicá-lo no segundo turno das eleições e teria sugerido que ele é canibal.
Veja o vídeo que gerou a ação:
Campanha de Lula expõe no horário eleitoral .
Que Bolsonaro além de Maçom é Canibal. pic.twitter.com/Vt3cBHlV2y— RONALDO 13 ????? (@ronaldogcorreia) October 7, 2022