Aos 84 anos, idosa encontra família biológica após teste de DNA

Uma história emocionante ganhou repercussão em Juiz de Fora (MG): Leny da Conceição Vaz, de 86 anos, descobriu sua família biológica após mais de sete décadas de dúvidas sobre sua origem. O ponto de partida foi um episódio vivido por ela ainda jovem, quando um homem se aproximou em um ponto de ônibus e disse ser seu irmão.
Criada por Alcides e Isabel desde bebê, Leny perdeu os pais adotivos na adolescência e foi criada por uma tia, sem muitas informações sobre sua origem. O silêncio da família e rumores ouvidos na escola reforçaram a desconfiança. Em 2022, o neto Pedro Vaz Duque, advogado, decidiu insistir para que a avó fizesse um teste genético.
A coleta foi incluída em uma plataforma de compatibilidade de DNA, que apontou Maria do Carmo Guimarães Rodrigues como prima de primeiro grau. A partir desse “match”, começou uma investigação familiar que envolveu 22 pessoas da família Guimarães.
Com ajuda de uma prima bióloga, a nova família identificou que Leny era filha de Abelardo, um militar já falecido que morava a apenas uma quadra dos pais adotivos dela. Embora a identidade da mãe biológica ainda não tenha sido descoberta, a revelação trouxe novos laços e acolhimento. O reencontro com a família biológica aconteceu no Dia das Mães de 2023, quando Leny conheceu primos e uma irmã por parte de pai, Rosaly Dias, de 83 anos.