Apagão de mais de 24h no Ipiranga revolta comerciantes: “Enel nem atende mais”

Bairros de São Paulo enfrentam longas interrupções no fornecimento de energia após o vendaval. No Ipiranga, uma das áreas mais afetadas, moradores e comerciantes estão sem luz há mais de 24 horas. Parte da avenida Nazaré permanece às escuras desde ontem, sem semáforos funcionando e sem agentes da CET para orientar o trânsito.
“Já perdi as coisas da geladeira”, afirma João Carlos Carrasco, 75, que relata ter ligado 20 vezes para a Enel e recebido prazos que nunca se cumpriram. O empresário Oscar Ribeiro, dono de uma loja de chocolates, calcula prejuízo de 50% nas vendas justamente no período de maior movimento do ano.
A ótica de Silvia Prado cancelou atendimentos e entregas por falta de energia e, por algumas horas, até de água. “Sem luz, não dá para atender”, diz. A fisioterapeuta Maria Estela Mazzeo, 57, levou os alimentos da geladeira para a casa da irmã, para evitar perdas após ouvir estalos e ver o início do fogo na fiação. Ela afirma não ter previsão de restabelecimento.
A Enel afirma que a rede foi atingida por um ciclone extratropical e por um “vendaval histórico”, com rajadas de até 98 km/h. Segundo a empresa, mais de 1.300 chamadas do Corpo de Bombeiros envolveram quedas de árvores sobre a rede. A distribuidora diz ter mobilizado 1.500 equipes e restabelecido o serviço para mais de 500 mil clientes desde ontem, mas ainda há 1,5 milhão de unidades sem energia. Geradores foram enviados para os casos mais críticos.
