Ministério da Saúde diz que “apagão” no sistema de dados foi solucionado

Há um mês, diversas plataformas do Ministério da Saúde, incluindo o ConectSUS e o DATASUS, que emitem certificado de vacinação e que reúne dados do acompanhamento da pandemia, ficaram fora do ar após ataque hacker.
O Ministério afirmou, nesta segunda (10), que foi restabelecida na ultima sexta-feira a integração entre os sistemas de dados das pastas.
De acordo com gestores estaduais e especialistas, o apagar de dados na pasta prejudicou e ainda prejudica o monitoramento de casos de covid-19, especialmente nessa época em que a Ômicron está aumentando a cada dia mais O Ministério nega esse informação.
Em seu comunicado, o Ministério da Saúde disse: “O Ministério da Saúde informa que a integração entre os sistemas locais e a rede nacional de dados foi restabelecida na última sexta-feira (7). Desde então, as informações inseridas pelos estados e municípios nos sistemas estão retornando gradualmente às plataformas nacionais, possibilitando que os dados de saúde possam ser acessados por todos os usuários”.
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Ministério da Saúde nega as dificuldades pós apagão
De acordo com o GLOBO, a Associação Brasileira de Medicina Diagnosticada (Abramed), estima que mais de 1 milhão de exames de Covid-19 estão atrasados desde o dia 10 de dezembro, desde o apagão.
O ministério nega que o apagão tenha atrasado o acompanhamento da pandemia no país, e de acordo com a pasta, não interferiu em nada. O Ministério disse: “A pasta continua realizando o monitoramento da situação epidemiológica no Brasil para tomadas de decisões frente ao atual cenário.”