Apesar do sucesso, criador do Chaves só esteve uma vez no Brasil; saiba quando

Antes de conquistar o Brasil com o sucesso de Chaves e Chapolin, Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, esteve apenas uma vez no país, em Foz do Iguaçu (PR), em 1981. A visita ocorreu durante uma turnê do elenco pela América do Sul e foi registrada pelo próprio artista em sua autobiografia. Na época, o seriado ainda não havia estreado na televisão brasileira, os direitos só foram adquiridos pelo SBT em 1984.
Durante a estadia, Chespirito se hospedou no lado brasileiro da fronteira, visitou as Cataratas do Iguaçu e também conheceu a Usina de Itaipu, ainda em fase de construção. “São centenas de ‘cortinas’ de água, de diversos tamanhos e posicionadas em vários níveis, de modo a formarem um espetáculo que pode ser descrito como esplêndido”, escreveu o humorista sobre as Cataratas. Sobre Itaipu, afirmou: “Não menos belo, é outro espetáculo muito próximo do anterior, só que esse não é produto da Mãe Natureza, mas do homem”.
Apesar do impacto dessa breve passagem, Chespirito nunca mais voltou ao Brasil. Pesquisadores e fãs relatam que houve planos de novas visitas, como turnês nos anos 1990 e o lançamento de peças e livros nos anos 2000, mas nenhum se concretizou. “Foi uma visita pequenininha. Infelizmente, a gente lida com isso com muita dor no coração, porque ele foi para todos os países da América Latina”, disse Renan Garcia, pesquisador da obra de Bolaños.