Apoie o DCM

Aplicativo “TrateCov” do Ministério da Saúde estimula cloroquina até para recém-nascidos

Cloroquina
(foto: Ministério da Saúde/Divulgação)

Da Atual:

Na contramão do que dizem entidades médicas, o Ministério da Saúde lançou neste ano o aplicativo TrateCOV, que sugere a prescrição de hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina e doxiciclina, a partir de uma pontuação definida pelos sintomas do paciente após o diagnóstico de Covid-19. O aplicativo, indicado para auxiliar os profissionais de saúde na coleta de sintomas e sinais de pacientes contra a Covid-19, receita hidroxicloroquina em qualquer idade, não importa se for bebê ou idoso.

Entretanto, a AMB (Associação Médica Brasileira) e a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) alertaram em uma nota conjunta que as evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no tratamento precoce. “Pesquisas clínicas com medicações antigas indicadas para outras doenças e novos medicamentos estão em andamento. Atualmente, as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, disse em nota.

No site do Ministério da Saúde a informação é de que o TrateCOV sugere algumas opções terapêuticas disponíveis na literatura científica atualizada, sugerindo a prescrição de medicamento. A intenção é oferecer um tratamento precoce com uso de medicações antivirais. O próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, lançou o aplicativo em Manaus. Até o momento, 342 profissionais já foram habilitados. A intenção é ampliar o uso para outras regiões do país. (…)

x.x.x.x

Leia também: Freixo entra na justiça para retirada de aplicativo estatal TrateCov que prescreve cloroquina

Leia também: Programador web revela que aplicativo do Ministério da Saúde tem código padrão para receitar cloroquina

Leia também: Ministério da Saúde lança aplicativo para estimular uso de cloroquina e ivermectina