Apoio à realização da Copa cai para 52%, diz Datafolha
A realização da Copa do Mundo deste ano no Brasil tem o apoio de somente 52 por cento dos brasileiros, uma queda acentuada ante os 79 por cento que declaravam ser a favor do evento no país em novembro de 2008, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira.
Inicialmente considerada uma oportunidade para melhorar a infraestrutura do país, o Mundial tornou-se sinônimo de obras atrasadas e projetos abandonados. Dos 12 estádios da Copa do Mundo, quatro ainda não estão prontos a menos de quatro meses para o início da competição.
Segundo o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, o percentual de pessoas favoráveis à realização da Copa voltou a cair após atingir 65 por cento em junho de 2013, mês em que começou uma onda de protestos no país durante a realização da Copa das Confederações.
Entre outros temas, as manifestações abordaram os altos custos com a organização do torneio e tiveram a Fifa como um dos alvos. Houve protestos nos arredores dos estádios em dias de jogos, causando temor em milhares de torcedores.
Trinta e oito por cento dos entrevistados pelo Datafolha disseram este mês ser contra a realização da Copa no Brasil, ante 10 por cento em novembro de 2008 e 26 por cento em junho do ano passado.
O aumento na rejeição ao evento é motivo de preocupação no governo, que teme o impacto da avaliação negativa da Copa do Mundo sobre a presidenta Dilma Rousseff em um ano eleitoral.
O Palácio do Planalto estuda lançar uma ofensiva publicitária para reverter parte das opiniões negativas sobre os investimentos feitos para a competição.
Saiba Mais: Reuters