Apoie o DCM

Após 34 anos de “Mr. da Silva”, New York Times decide trocar para “Mr. Lula”

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

O New York Times vai passar a chamar Lula de “Mr. Lula” em suas matérias. O jornal americano usava “Mr. da Silva” para se referir ao petista há 34 anos. O anúncio foi feito por Jack Nicas, chefe da sucursal do veículo no Brasil. “Após muitas discussões internas, nós decidimos que agora ele será: Mr. Lula”, afirmou.

Ele relembrou a primeira vez que o jornal usou o termo “Mr. Silva” para se referir ao presidente eleito. Em 1988, Alan Riding, correspondente estrangeiro, cobria as eleições daquele ano e citou o petista e “Mr. Brizola” ao falar sobre a vitória de candidatos de esquerda nas disputas municipais.

Quando cheguei como chefe da sucursal do Brasil em janeiro, rapidamente percebi que isso parecia estranho. Ele é universalmente conhecido simplesmente como Lula – e qualquer brasileiro lhe dirá: ‘da Silva’ é o sobrenome mais comum do país. Mas não chamamos as pessoas por seus apelidos. Bem, Lula era seu apelido. Então ele fez dele seu sobrenome legal anos atrás e o usou como seu sobrenome principal desde então. Até sua esposa, Marisa Letícia, assumiu Lula como sobrenome”, prosseguiu, explicando a decisão do New York Times.