Após ação de bolsonaristas, Justiça censura exposição no CCBB-BH para menores

A Justiça de Minas Gerais proibiu a entrada de menores de 18 anos na exposição “Fullgás”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte. A decisão, da 1ª Vara Cível da Infância e da Juventude, foi tomada após ação movida pelos vereadores Irlan Melo (Republicanos) e Flávia Borja (DC), que alegaram ausência de classificação indicativa e presença de obras com nudez.
O juiz Marcos Alberto Ferreira citou um relatório do Conselho Tutelar, que apontou a falta de alvará judicial e de sinalização sobre o conteúdo da mostra. O magistrado determinou ainda a abertura de sindicância urgente para revisar a classificação da exposição. O Ministério Público havia pedido também a suspensão temporária da exibição, mas a solicitação foi negada.
Em nota, o CCBB-BH informou que ainda não foi notificado da decisão e afirmou seguir as normas do Ministério da Justiça, que classificam como “livres” as obras sem teor erótico explícito. A mostra reúne cerca de 300 obras de artistas da Geração 80, entre eles Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Daniel Senise, e já foi exibida em São Paulo, Rio e Brasília sem restrições.
Ver essa foto no Instagram