Apoie o DCM

Após ação do PSL, prefeitura do Rio censura exposição que traz Virgem Maria com genitália masculina

Foto: Reprodução

Do Extra:

A exposição “Todxs xs santxs – renomeado – #eunãosoudespesa”, que estava em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Centro do Rio, foi suspensa pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) nesta sexta-feira (28). A decisão veio após o deputado estadual Márcio Gualberto e a deputada federal Chris Tonietto, ambos do PSL do Rio, uma notícia-crime denunciando a exposição na última quinta-feira.

A ação dos parlamentares foi registrada na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e teve como alvo o artista plástico Órion Lalli, autor da exposição.

A polêmica foi causada em razão de uma das peças expostas na mostra LAVRA 2020 trazer uma imagem da Virgem Maria com um seio nu e um órgão masculino, e a inscrição “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”. Para os parlamentares, a exposição representa vilipêndio ao sentimento religioso, crime expresso no artigo 208 do Código Penal.

A obra faz parte de uma série que fala sobre o HIV. Para o artista Órion Lalli, que é soropositivo e militante da causa LGBTQ+, não é razoável ser censurado em 2020 falando de um corpo LGBTQIA+ e HIV+ e sobre como certas reflexões são pautadas por um veto religioso em um país laico. Ele se defendeu da acusação afirmando que não se trata de uma representação de uma santa religiosa cristã.

(…)