Após acusação de censura no “Foro de Teresina” internautas detonam a Revista Piauí

Nesta sexta-feira (27), a revista Piauí foi parar nos assuntos mais comentados do X/Twitter depois que o jornalista José Roberto de Toledo, um dos apresentadores do Foro de Teresina, alegou ter sido alvo de censura. O comunicador usou as redes sociais para avisar que se demitiu do programa para apoiar a repórter Thais Bilenky e afirmou que suas falas foram cortadas no último episódio, o que fez com que internautas detonassem o veículo.
A escritora Rosana Hermann, por exemplo, disse que vai cancelar a assinatura da revista e não comparecerá ao evento de final de ano promovido pela empresa. “Não vou mais ouvir o Foro de Teresina, meu podcast favorito. O ÚNICO que eu ouvia na velocidade 0,9 pra durar um tiquinho mais, durante todo o tempo da minha corrida. Fiquei MUITO triste”, assumiu.
Outros usuários do X/Twitter lamentaram as demissões e apostaram que a Piauí deu “um tiro no pé” ao perder os profissionais, além de sugerir que os jornalistas criem um novo projeto, pois levarão a audiência junto com eles. “Ninguém ouve o Foro pela Piauí. Todos ouvimos o Foro por você, pela Thais e pelo Fernando. Criem um projeto novo, por conta própria, e o público do Foro vai imediatamente seguir vocês. Vocês não dependem do Foro. O Foro dependia de vocês”, escreveu outro usuário da plataforma.
Confira a repercussão:
Não vou mais no evento de final de ano da Piaui.
Vou cancelar a assinatura.
Não vou mais ouvir o Foro de Teresina, meu podcast favorito, o UNICO que eu ouvia na velocidade 0,9 pra durar um tiquinho mais, durante todo o tempo da minha corrida.
Fiquei MUITO triste.— Rosana Hermann (@rosana) October 27, 2023
A Thais é uma das melhores jornalistas com quem já trabalhei. Alexandre, que ela escreveu e narrou, é um dos melhores podcasts do Brasil. E o Foro também era. Era. Perde a Piauí, ganha quem continuar na cola da Bilenky. Eu continuarei https://t.co/JXRRVsWdKQ
— Chico Felitti (@chicofelitti) October 27, 2023
O tiro no pé que a revista piauí cometeu demitindo a Thais Bilenky e o efeito cascata do derretimento do Foro de Teresina já pode ser considerado um dos piores momentos do nosso já combalido jornalismo e seu patronato. Que fiasco.
— Fabio (@o_camarguinho) October 27, 2023
“Procurada para falar do assunto, a diretoria da Revista Piauí não se pronunciou” é uma frase que sai ruim pra uma revista que faz jornalismo investigativo.
Na Bahia, costuma-se dizer que quem fez seus BOs que assuma.
— Mauricio Sellmann Oliveira (@mausellmoli) October 28, 2023
https://twitter.com/NaoSouIndiano/status/1717933033888653504
https://twitter.com/soaresverso/status/1717991208717267175
Se o projeto de vejificar é transformar a Piauí em um panfleto irrelevante ele tá no caminho certo. Acabou de implodir o principal produto da empresa e arrastar o nome da Piauí numa crise de imagem bizarra. Palmas pro gênio forjado nas trincheiras da Abril. pic.twitter.com/EboaT8g143
— Caio Balthazar (@balthazarcaio) October 27, 2023
ainda não caiu a ficha que a piauí destruiu um dos melhores, senão o melhor, podcast de política do país pic.twitter.com/3lXuYvAp8E
— mike (@maiconportes) October 27, 2023
Já vi umas acusações dizendo que a Piauí era machista por tratar mal as mulheres que convida pra escrever lá. Da minha experiência posso dizer que as acusações não procedem, pois eu também já fui chamado uma vez para fazer um texto pra eles e fui tratado como lixo também. https://t.co/7V5QxcOxdc
— Breno Kümmel (@Fimdonada) October 27, 2023
Feito. descontinuada assinatura da Piauí. pic.twitter.com/l0EoLOq1GQ
— Judith Soares (@jujusoares68) October 27, 2023
https://twitter.com/conradohubner/status/1717683354185711961