Apoie o DCM

Após atrasos, Fiocruz promete entregar 5 milhões de doses de vacina por semana

Vacinação

Do R7.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) planeja entregar 5 milhões de doses de vacinas contra covid-19 por semana ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), afirmou o diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), Mauricio Zuma, em um debate promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) nesta quarta-feira (7).

LEIA – Brasil tem 92 cepas do coronavírus em circulação, aponta Fiocruz

Segundo ele, este quantitativo já será possível a partir da semana que vem.

LEIA MAIS – Fiocruz diz que reinfecção por covid pode ser mais agressiva e não depende de variantes

“Conseguimos uma produção diária de cerca de 900 mil doses por dia. Mas essas doses demoram um pouco para chegar na ponta porque são pelo menos mais 20 dias para controle de qualidade, documentação…”

Zuma acrescentou que está mantida a programação inicial da Fiocruz de entregar 100,4 milhões de doses até o meio do ano.

Bio-Manguinhos opera com duas linhas de produção da vacina contra covid-19. Uma delas tem dois turnos. A segunda, apenas um.

“Para eu fazer os testes obrigatórios para comprovar que eu posso implantar o segundo turno, vou ter que parar a produção por uns três ou quatro dias. Neste momento, como há uma necessidade muito grande de vacina, a gente está evitando parar a produção. Estamos vendo quando será possível fazer essa paralisação para iniciar o segundo turno na segunda linha.”

Ele afirmou que não é possível envasar vacinas 24 horas por dia porque há necessidade de limpeza de ambientes e equipamentos, além de manutenções rotineiras.

“Estamos trabalhando na velocidade máxima que a gente pode.”

(…)