Após bravatas contra a China, Milei muda o tom e agradece a Xi Jinping

O presidente eleito Javier Milei agradeceu nesta quarta-feira (22) os “votos de felicidades” que recebeu do presidente da China, Xi Jinping, após vencer as eleições presidenciais da Argentina. A postagem se dá após uma série de críticas feitas por ele à China durante a campanha, que envolveram desde a promessa de que não haverá interação entre os dois países até uma ameaça de corte de relações durante a sua gestão.
“Agradeço ao presidente Xi Jinping as felicitações e votos de felicidade que me enviou através de sua carta. Envio-lhe os meus mais sinceros votos de bem-estar para o povo da China”, escreveu Milei no X (antigo Twitter).
Em carta enviada ao ultraliberal, o líder chinês disse que “a China e a Argentina são países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes”. Xi Jinping afirmou estar disposto a trabalhar em conjunto com Milei “para continuar a amizade entre os dois países, promover o desenvolvimento e a revitalização dos dois países como uma cooperação vantajosa para ambas as partes”.
“Desejo que, sob a sua liderança, o governo e o povo do seu país alcancem novos sucessos na causa da construção nacional”, finalizou o presidente da China. O cumprimento se dá um dia depois da diplomacia chinesa afirmar que qualquer ruptura no relacionamento entre as duas nações seria “um erro grave”.
Agradezco al Presidente Xi Jinping las felicitaciones y los buenos deseos que me ha hecho llegar a través de su carta. Le envío mis más sinceros deseos de bienestar para el pueblo de China. pic.twitter.com/p67iaFc69L
— Javier Milei (@JMilei) November 23, 2023