Após críticas, Bolsonaro diz que quer acabar com o Orçamento Secreto: “Desgaste para todo mundo”

Criticado por conta do Orçamento Secreto, Jair Bolsonaro agora diz que quer acabar com o esquema. O presidente diz que, se reeleito, vai negociar a “extinção” da distribuição de verbas e afirma que “queria ser dono” do orçamento.
“Com o novo parlamento, que ficou muito mais para a centro-direita, eu pretendo negociar no ano que vem, se eu for reeleito, obviamente, a extinção desse dito orçamento secreto. É um desgaste para todo mundo e quem está pagando a conta sou eu. Eu não tenho acesso a isso. Eu queria ser dono desse orçamento secreto”, disse Bolsonaro em entrevista ao portal Metrópoles.
Para o chefe do Executivo, ele tem perdido poder com as emendas do relator, já que a distribuição dos valores é da responsável do Legislativo. Bolsonaro ainda disse que tentará reduzir o valor das verbas e, caso não consiga, vetará a medida.
“Vamos negociar com o parlamento até que ponto nós podemos discutir quem vai liberar esse recurso. No momento, é uma pessoa. É um deputado federal num ano, um senador no outro, que tem mais poder do que eu. O meu orçamento é totalmente engessado. Hoje em dia, um deputado federal ou senador passou a ser o dono da função mais importante do Brasil. Isso não é justo”, prosseguiu.
O presidente reclama que “não pode continuar perdendo poderes” com o orçamento secreto.