Após críticas, vaquinha para guia que resgatou corpo de Juliana Marins é cancelada

A vaquinha online criada para Agam, o alpinista que voluntariamente resgatou o corpo da brasileira Juliana Marins na Indonésia, foi cancelada neste domingo (29). A arrecadação, que já somava mais de R$ 522 mil, será devolvida integralmente aos doadores a partir desta segunda-feira (30).
O cancelamento foi motivado por críticas à taxa administrativa de 20% cobrada pela plataforma Voaa, responsável pela campanha em parceria com o Razões Para Acreditar. Apesar de a taxa estar informada desde o início, os organizadores admitiram falha na comunicação e disseram que os questionamentos geraram “desconforto”.
Em nota, a Voaa justificou que o percentual cobre custos de curadoria, verificação, produção e gestão das campanhas. A empresa também relatou que passou a ser alvo de ataques e mensagens de ódio nas redes sociais, o que teria desviado o foco da ação solidária.
Agam comoveu o país ao passar a madrugada ao lado do corpo de Juliana, em uma encosta íngreme do Monte Rinjani, para evitar que ele deslizasse. A atitude gerou uma onda de apoio e doações no Brasil.