Apoie o DCM

Após demissão, Joice Hasselmann dará curso com faculdade americana proibida no Brasil por “propaganda enganosa”

A jornalista de extrema-direita Joice Hasselmann foi demitida nesta semana do cargo de âncora do programa Pingos nos Is da Jovem Pan e afirmou em sua conta oficial de Twitter que abriu um curso chamado “Comunicação Global Com Caráter”. As palestras presenciais dela têm parceria da Flórida Cristian University (FCU).

Segundo o site oficial da universidade, ela foi fundada em 1985 originalmente como um curso de teologia e hoje dá aulas em inglês, espanhol e até português. Seu fundador é um reverendo chamado Harold L. Shindoll, educador bíblico autor de 15 livros.

O problema é que a universidade americana parceira de Joice tem problemas com a Justiça brasileira.

Segundo o jornal conservador Gazeta do Povo, numa reportagem assinada por Rodrigo Azevedo em 31 de janeiro de 2018, a Flórida Cristian University foi barrada pela juíza Gisele Leite, da 4ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, em decisão liminar.

A magistrada proibiu a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e a emissão de diplomas em março de 2016 por “propaganda enganosa”.

A reportagem ainda informa detalhes da decisão:

O texto do MPF cita outros problemas apresentados pela universidade da Flórida. O pacote ofertado pela FCU consistia em duas etapas para o aluno: a primeira, seria a conclusão de uma pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA, por exemplo) na Fadire; depois, a iniciação do mestrado, no formato EAD, pela universidade norte-americana. No processo, também consta que as segundas vias do contrato não eram entregues aos alunos. A FCU, conforme o texto, cobrava taxas cujos valores são estipulados em moeda estrangeira, o que também caracteriza irregularidade. 

“Relativamente aos cursos presenciais, foi demonstrada a ilegalidade das parcerias formalizadas entre FCU – Flórida Christian University, Unifuturo, ULB, Proextec e a Fadire, assim como, no tocante aos cursos à distância, a Fadire não está autorizada a ofertá-los, nem tampouco possui legitimidade para chancelar e reconhecer cursos oferecidos por instituições estrangeiras”, proferiu a decisão. A FCU foi alvo de uma recomendação semelhante por parte do MPF de Picos, no Tocantins, que alerta estudantes para não se matricularem nos cursos ofertados pela instituição. 

Dureza.

Joice Hasselmann. Foto: Reprodução/YouTube