Após dez meses de pandemia, governo Bolsonaro avalia desenvolver vacina brasileira contra Covid

Dez meses após o início da pandemia do novo coronavírus e sem data para iniciar a aplicação de vacinas contra Covid-19 na população, o governo federal discute uma medida provisória que liberaria R$ 390 milhões para universidades e instituições completarem estudos de desenvolvimento de vacinas nacionais contra a Covid-19.
Os estudos nacionais ainda estão, em sua maioria, nos ensaios pré-clínicos (ou não clínicos). Essa etapa se limita às análises experimentais em células ou em animais, feitas geralmente antes das pesquisas em humanos (quando passam a ser executadas as chamadas fases 1, 2 e 3).
Os recursos federais, se confirmados, seriam liberados por meio de créditos extraordinários, que podem ser usados para casos urgentes e imprevisíveis (como em situações de calamidade pública).
A verba dependeria ainda de chamada pública de seleção e custearia as fases clínicas das pesquisas de vacinas contra o Sars-CoV-2 que tenham formulação desenvolvida no Brasil.
A iniciativa está sendo liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e discutida com o Ministério da Economia. (…)