Apoie o DCM

Após encerrar produção no Brasil, Ford irá manter fabricação na Argentina e no Uruguai

Reprodução

Do The Detroit News:

A Ford Motor Co. anunciou na segunda-feira que encerrará as operações de fabricação no Brasil – uma medida que fecharia três fábricas – em meio a uma reestruturação de seus negócios na América do Sul. A Ford afirma que continuará a operar no mercado sul-americano, com várias instalações não-manufatureiras permanecendo abertas no Brasil, incluindo uma sede regional em São Paulo, e com veículos fabricados em outros países sul-americanos, incluindo Argentina e Uruguai.

“Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que são ações muito difíceis, mas necessárias, para criar um negócio saudável e sustentável”, disse o CEO da Ford, Jim Farley, em um comunicado. “Estamos mudando para um modelo de negócios enxuto e com poucos ativos, encerrando a produção no Brasil e atendendo aos clientes alguns dos melhores e mais empolgantes veículos de nosso portfólio global. Também aceleraremos o fornecimento aos nossos clientes dos benefícios de conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas para atender com eficiência a necessidade de veículos mais limpos e seguros no futuro. ” 

A mudança ocorre após pouco mais de três meses de mandato de Farley, que assumiu como CEO 1º de outubro. Ao assumir a função, Farley traçou um plano para o crescimento lucrativo do negócio que exigia melhoria da qualidade, reduzindo custos e acelerando a reestruturação de empresas de baixo desempenho. De acordo com o plano, a Ford busca alocar mais recursos para os negócios e veículos mais fortes de seu portfólio, expandir seu já forte negócio de veículos comerciais, adicionar veículos mais acessíveis à sua linha e criar novas ofertas de veículos elétricos e autônomos.

(…)