Após erros em SP x Palmeiras, CBF poderá divulgar áudios de lances sem revisão no VAR

A CBF anunciou que recebeu autorização da Fifa para divulgar áudios e vídeos de lances que não passaram por revisão na cabine do VAR. A medida, inédita no mundo, busca aumentar a transparência nas decisões da arbitragem e ocorre após o São Paulo solicitar acesso aos áudios da derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, no clássico do último domingo (6), no Morumbis. Com a nova regra, a entidade poderá publicar os registros de jogadas consideradas relevantes mesmo quando o árbitro não vai ao monitor revisar a decisão.
O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que a mudança faz parte de um plano mais amplo de modernização do futebol nacional. “Desde o início da nossa gestão estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro. Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência. Vamos anunciar outras melhorias nas próximas semanas”, disse. A entidade confirmou que os áudios dos chamados “lances sem revisão protocolar” serão divulgados em até 24 horas após o término das partidas.
Segundo Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem, a Fifa foi consultada antes da decisão. “Argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade das competições. Recebemos a liberação para fins de instrução e transparência”, afirmou. A novidade surge após polêmica no clássico, quando o São Paulo contestou a não marcação de um pênalti de Allan, do Palmeiras, sobre Gonzalo Tapia.