Após extremo calor, ao menos cinco capitais terão queda brusca na temperatura na segunda-feira

Após o intenso calor acima de 40ºC em 16 estados do Brasil, a previsão indica uma queda de aproximadamente 10ºC a partir da segunda-feira (20) em ao menos cinco capitais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS) devem enfrentar mudanças climáticas, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
O Inmet alerta que o calor intenso, combinado com o aumento da umidade na atmosfera e padrões de vento em altitudes elevadas, pode provocar temporais localizados. Há previsão de rajadas de vento e possível queda de granizo em diversas regiões, incluindo São Paulo, Triângulo Mineiro, faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Neste sábado (18), com a chegada de uma frente fria na costa do Sudeste, a probabilidade de temporais aumenta, com rajadas de vento variando entre 80 km/h e 100 km/h, além de possível queda de granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No domingo (19), essa condição se estende pela região central do país.
Além disso, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), são esperados volumes significativos de chuva em áreas específicas, como centro-norte de São Paulo, capital paulista, região metropolitana, faixa litorânea e Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.