Após fala de Olímpio sobre ‘toma lá da cá’ na Saúde, Bolsonaro é alvo de ação
Do UOL:
Acusado pelo senador Major Olímpio (PSL-SP) de oferecer R$ 30 milhões em emendas parlamentares como moeda de troca, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se transformou em alvo de uma ação na Justiça. Segundo o senador, o dinheiro seria retirado dos recursos para conter a pandemia do novo coronavírus.
A declaração de Olímpio foi dada em entrevista concedida à Globo News na última sexta-feira (24). De acordo como parlamentar, Bolsonaro usou um intermediário para fazer a proposta, que tinha por objetivo garantir votos do senador a projetos de interesse do governo.
“Foi o toma lá com o dinheiro do covid ,sim”, afirmou o senador. O intermediário teria dito que os R$ 30 milhões seriam alocados “onde o senador quiser indicar para suas bases”. ‘Não interessa os critérios técnicos que deveriam ser obedecidos pelo Ministério da Saúde para a distribuição dos recursos, é a planilha do senador’, disse Major Olímpio.
O valor, disse o parlamentar, só teria sido oferecido a parlamentares com simpatia pelo governo. No mesmo dia, o advogado Ricardo Bretanha Schmidt entrou com uma notícia-crime no STF (Supremo Tribunal Federal).
(…)