Após falhas, Stellantis troca correia por corrente nos motores 1.2 da antiga PSA

Montadoras como Chevrolet e Stellantis têm enfrentado críticas devido a falhas recorrentes nas correias dentadas banhadas a óleo, especialmente em motores 1.0 e 1.2 turbo. O sistema, criado para unir o silêncio das correias comuns com a durabilidade das correntes metálicas, não entregou a confiabilidade prometida.
A Chevrolet, por exemplo, precisou ampliar a garantia e substituir o componente original por uma versão reforçada em seus veículos. Já a Stellantis anunciou um recall global para os motores PureTech utilizados em modelos das marcas Peugeot, Citroën, Opel, DS e Vauxhall.
No Brasil, o impacto foi mais contido: apenas o antigo Peugeot 208 com motor 1.2 PureTech foi afetado, e a manutenção rigorosa impediu maiores problemas. Na Europa, no entanto, a promessa de durabilidade de até 240 mil km falhou. O uso de óleo fora das especificações contribuiu para o ressecamento da correia, que se desfaz e obstrui o sistema de lubrificação, gerando falhas nos filtros, dutos e bomba de óleo.
Com o agravamento dos casos, a Stellantis lançou um programa de reembolso para reparos realizados em concessionárias autorizadas e estendeu a garantia dos motores PureTech para até 10 anos ou 175 mil km. A fabricante também começou a substituir a correia por corrente de comando em novas versões, a exemplo dos motores híbridos leves. Fiat e Jeep escaparam da polêmica, pois sempre utilizaram motores com corrente, como os GSE 1.0 e 1.3.