Apoie o DCM

Após festas clandestinas, Búzios pode ter surto de Covid-19 depois do Carnaval

Da Sputnik

A Praia de Geribá, uma das mais movimentadas em Búzios: uso de máscaras e distanciamento são regras esquecidas pela maioria dos visitantes que estão na cidade para a virada de ano Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

A Defensoria Pública de Saúde do município, localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, entende que a fiscalização de estabelecimentos está muito abaixo do nível necessário.

A chegada do Carnaval já havia ligado o sinal de alerta das autoridades brasileiras diante da possibilidade de pequenas cidades enfrentarem surtos de COVID-19.

De acordo com informações do jornal O Globo, a cidade de Armação dos Búzios foi palco para diversas festas clandestinas. Por meio da operação “Stop the Party”, a Guarda Civil tem fiscalizado estabelecimentos com atuações ilegais.

No entanto, de acordo com a Defensoria Pública de Saúde do município, as ações não têm dado conta de autuar todos os pontos de aglomeração, fator que, segundo o órgão, aumentará exponencialmente o número de infectados pela COVID-19.

Apenas ontem (15), a prefeitura interditou 20 barcos que receberiam festas. Para a defensora pública da região, Raphaela Jahra, a atuação policial em Búzios está abaixo do recomendado desde as festas de fim de ano, após a decisão judicial determinando a retirada do lockdown na cidade. (…)