Após Ipec, petistas identificam uma onda pró-Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Os petistas identificaram o início de uma onda favorável após a oscilação de 47% para 48% de intenções de voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (26). Integrantes da campanha acreditam que essa variação pode levar à vitória do ex-presidente já no primeiro turno, segundo a jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.
A avaliação é que Lula está em um patamar favorável comparado a Jair Bolsonaro (PL) e que essa onda em favor do petista seria decisiva para o resultado da eleição, no próximo domingo (2).
Para a campanha de Lula, deve acontecer uma maior migração de votos úteis às vésperas da eleição, a partir de quinta e sexta-feira. A expectativa é que o petista consiga superar os 50% dos votos. Este índice está em 52%, de acordo com o Ipec.
A queda de Ciro Gomes (PDT) de 7% para 6% foi vista nos bastidores como o começo do movimento de voto útil. Os petistas avaliam também que Bolsonaro chegou ao limite ao manter 31% das intenções de voto, e não tem novas estratégias para crescer.
Mesmo com momentos importantes para acontecer ainda, como o debate da TV Globo, integrantes da campanha petista acreditam que não há qualquer potencial para tirar seu favoritismo.
Já para a campanha de Bolsonaro, as pesquisas continuam a ser “desprezadas”. Entre os aliados do presidente o discurso é de que a diferença seria de 5 e 7 pontos percentuais e que o segundo turno é dado como certo.