Após Milei anunciar que vai rifar YPF e mais na Argentina, urubus do mercado curtem e ações sobem

Após a vitória de Javier Milei na eleição presidencial da Argentina e o anuncio da privatização da estatal petroleira YPF, os mercados tiveram alta. Algumas empresas do país listadas na Bolsa de Valores de Nova York (EUA) acumulavam uma alta que precede a abertura do pregão e continuaram com valorização após o início oficial das negociações.
Às 14h (horário de Brasília), os papéis da YPF estavam sendo negociados a US$ 14,89, um aumento de 39% no valor de mercado desde o início das transações. Os títulos da dívida argentina também cresceram em 6% após a vitória de Milei.
Ações de empresas ligadas ao setor energético tiveram aumento, com alta de 18,46% da Pampa Energía e 18,51% da Central Puerto. O Banco Macro foi a companhia com o maior resultado após a vitória de Milei, com as ações subindo 13,74% no pré-mercado.
A Argentina comemora o feriado do “Dia da Soberania Nacional” nesta segunda (20) e, por isso não tem operações do mercado financeiro e de câmbio. Por conta da pausa, a Bolsa de Nova York é vista como o melhor parâmetro para calcular a resposta do mercado à eleição de Milei.